Escolhendo o Instalador Solar Ideal

Chegou a hora de bater o martelo e seguir em frente com seu projeto solar?

Aqui estão as principais recomendações da Solar Task para garantir que a sua experiência seja 100% positiva:



1. Verificação do CNPJ: Antes de tudo, é fundamental checar a regularidade da empresa que oferece o serviço de instalação. Consulte o CNPJ da empresa nos órgãos responsáveis para assegurar-se de que ela está regularizada e ativa. O site de Pesquisa da Receita Federal fornece essas informações e também fornece o endereço vinculado ao CNPJ.

2. Avaliações de outros clientes: Plataformas como Google e Reclame Aqui são grandes aliados na hora de verificar a reputação da empresa. As mídias sociais como Instagram também são importantes. Leve em consideração as avaliações positivas e, mais importante ainda, veja como a empresa lida com críticas e problemas.

3. Tempo de mercado: A experiência conta. Verifique a quanto tempo a empresa está ativa, e a reputação que foi construída.

4. Prazos de garantia: Entenda bem os prazos de garantia dos produtos e serviços. Um bom instalador de energia solar oferecerá garantias não só dos painéis mas também do serviço de instalação.

5. Estudo de sombreamento: Uma das etapas mais cruciais antes da instalação dos painéis é o estudo de sombreamento. Certifique-se de que o profissional faça essa avaliação, pois áreas sombreadas podem impactar diretamente a eficiência dos painéis.

6. Homologação: Garanta que o instalador será responsável pela homologação do sistema junto à companhia elétrica e irá acompanhar todos os passos até a conclusão. Para esse processo é necessário um Responsável Técnico pela Execução (RTE) que, na maioria das vezes, é um engenheiro eletricista.

7. Formação e qualificação: Procure saber se o instalador possui formações específicas na área, se está atualizado quanto às novas tecnologias e práticas do mercado e se utiliza as melhores práticas de segurança durante a instalação.

8. Referências: Peça para ver trabalhos anteriores ou conversar com outros clientes. Uma empresa de confiança terá prazer em compartilhar o feedback de outros clientes.

9. Detalhamento de marcas e modelos: A proposta do instalador deve incluir o detalhamento de marcas e modelos dos equipamentos que serão utilizados na instalação

10. Cuidado com orçamentos muito abaixo do mercado: Lembre-se de que, muitas vezes, o barato sai caro. Orçamentos muito abaixo do mercado podem indicar a utilização de materiais de baixa qualidade ou mão de obra não especializada.

11. Exija um contrato: Um contrato claro e detalhado garante que ambos os lados estejam cientes de suas responsabilidades. Assim, você se protege de possíveis problemas futuros e entende exatamente o que está adquirindo.

12. Registre a contratação na Solar Task: Após a escolha do seu instalador indique na Solar Task a contratação do serviço, isso irá permitir criar um registro público de acompanhamento e a avaliação posterior do instalador.